Nesta matéria iremos contar a história de um dos maiores pilotos da Fórmula 1; estamos aqui nos referindo a Sebastian Vettel, que anunciou pra quem quisesse ouvir que largará a categoria e também a carreira de forma profissional, ou seja, Vettel estará se aposentando ao final da temporada 2022 da F1.

Um dos maiores pilotos da história da F1, como já dito acima, Vettel que é tetracampeão mundial e realizou vários sonhos, entre eles a de correr ao lado de Michael Schumacher - ídolo de infância deixará as pistas de corridas em dezembro de 2022, deixando o seu legado aos fãs e novos pilotos que possam estar surgindo nos próximos anos.

Com o anúncio, passa um filme diante de nossos olhos com sua estreia na categoria, em 2007, a bordo da BMW Sauber, no GP dos Estados Unidos, onde substituiu Robert Kubica; na ocasião finalizou a corrida na oitava posição, marcando assim seu primeiro ponto na Fórmula 1.

Primeira equipe oficial

Porém, seu primeiro acento na principal categoria do automobilismo seria mesmo pela Toro Rosso, no mesmo ano. Obviamente que antes disso, o jovem piloto alemão já havia realizado alguns testes pela Williams, antes de estrear pela BMW e ser contratado pela coirmã da Red Bull Racing, cuja equipe seria multi-campeão anos mais tarde.

Primeira Vitória na F1

O primeiro GP conquistado a gente nunca esquece, pelo menos quem é piloto profissional. E assim foi com Sebastian Vettel, que a bordo da Toro Rosso, venceu o Grande Prêmio da Itália, no dia 14 de setembro de 2008; feito esse que o tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida de Fórmula 1, com apenas vinte e um anos, três meses e oito dias, isso sem falar que fora também o piloto mais jovem a pontuar em sua prova de estreia, no GP do Estados Unidos.

Ida para a Red Bull

Com a saída de David Coulthard em 2009 da RBR, que se aposentou ao final de 2008, Sebastian Vettel foi o escolhido para ocupar a vaga deixada em aberto na equipe, sendo que o mesmo estreou por essa em 2009, para ser mais exato no dia 19 de abril, no Grande Prêmio da China, onde conquistou a segunda vitória na categoria e a primeira pela equipe austríaca.

Passada a temporada de 2009, Vettel encerraria a mesma com o vice-campeonato, sendo o mais jovem piloto a conquistar tal feito - ficando atrás apenas de Janson Button. Neste mesmo ano, no dia 19 de novembro Vettel foi eleito o melhor piloto do ano pela revista inglesa "Autosport", em votação realizada pelos chefes de equipes da Fórmula 1.

No ano de 2010, começou a temporada logo marcando a pole-position nas duas primeiras corridas, porém, com problemas em seu carro, acabou deixando as provas mais cedo, vindas a conquistar sua primeira vitória no ano, na etapa seguinte, no GP da Malásia. No dia 14 de novembro de 2010 Sebastian Vettel então sagraria-se campeão da categoria, após vencer o GP de Abu Dhabi, tornando-se até então o piloto mais jovem a conquistar um título na história da F1, com 23 anos, 4 meses e 11 dias.

Entre 2011 a 2013, hegemonia de Vettel e da Red Bull Racing - o casamento perfeito, onde conquistou os títulos daqueles anos.

Já em 2014, o piloto alemão então tetra campeão mundial, trocaria de equipe e chegaria a tão famosa e badalada Ferrari, onde pensaria ele que repetiria o mesmo sucesso com a Red Bull Racing, porém, não foi bem assim.

Engolido pela politica e o modo de funcionamento da equipe italiana, Vettel que não se encontrava com o carro que pilotava e com a entrada da geração hibrida, viu sua carreira degringolar. No entanto, no último ano de Ferrari o piloto aqui em questão mostrou outras caras, onde passou a atenção para o lado humanitário, com as brigas contra o racismo e o meio-ambiente.

Em 12 de maio de 2020, a escuderia italiana então anunciaria oficialmente a saída do tetracampeão mundial ao final daquele ano.

Aston Martin

Por outro lado, em 10 de setembro de 2020, Vettel já estaria de casa nova para 2021, onde fora anunciado - também de forma oficial, como piloto da Aston Martin, onde esse substituiria Sergio Pérez - atual piloto da Red Bull Racing.

Pela equipe da qual pilota nos dias de hoje, Sebastian Vettel em 6 de junho de 2021 conquistou mais um pódio, onde chegou em segundo lugar no GP do Azerbaijão, sendo esse o primeiro pódio da equipe Aston Martin na Fórmula 1.

Anuncio da aposentadoria

Sim, o que muitos esperavam e outros tantos não queriam acreditar, aconteceria no dia 28 de julho de 2022, onde após criar uma conta no Instagram, o mesmo que até então evitava redes sociais, anunciaria ali mesmo a sua aposentadoria da Fórmula 1 ao final da atual temporada.

Números de Vettel na F1

  • Temporadas: 16 (com a de 2022 junto)
  • Equipes como piloto: 5 (BMW/Sauber, Toro Rosso, RBR, Ferrari e Aston Martin)
  • GPs disputados: 289 (até hoje - 29/07/2022)
  • Títulos: 4 (2010, 2011, 2012 e 2013)
  • Pódios: 122
  • Poles Positions: 57
  • Vitórias: 53
  • Pontos na F1:076
  • Voltas mais rápidas: 38
  • Primeiro GP na F1: GP dos Estados Unidos - 2007
  • Primeira vitória na F1: GP da Itália de 2008
  • Última vitória na F1: GP de Singapura de 2019
  • Último GP: GP de Abu Dhabi de 2022