Um dia antes, como assim? Sim, a Copa do Mundo de 2022 que será realizada no Catar, entre os meses de novembro a dezembro, poderá ser antecipada em um dia, onde a FIFA tem como meta manter a tradição de ter o país-sede na partida de abertura do Mundial.

Sem se manifestar oficialmente sobre o tema, o mesmo surgiu nesta quarta-feira (10), através do "The Asscociated Press", onde segundo a agência de notícias, uma fonte que não teve seu nome divulgado revelou que a FIFA deverá se comunicar a respeito nos próximos dias.

Vale lembrar que para ela vir a público fazer tal comunicado, a proposta em questão deverá ser aprovada em reunião entre o presidente da FIFA e os mandantes das seis confederações continentais, bem como a Conmebol, Concacaf, UEFA e outras.

Ainda de acordo com a agência de notícia já aqui citada, a ampliação dos jogos do Catar em um dia já conta com apoio dos dirigentes do futebol do Catar e da Conmebol - entidade ligada a Federação de Futebol do Equador, uma vez que essa seleção será a primeira adversária dos donos da casa, na "abertura" da Copa do Mundo de 2022.

Salientamos que a Copa do Catar inicialmente estava programada para começar no dia 21 de novembro, com o duelo entre Senegal x Holanda - pelo Grupo A; esta partida estaria marcada para as 7h da manhã (de Brasília), 13 horas local. Já o duelo entre Catar x Equador está marcado para iniciar seis horas depois, sendo esse o terceiro jogo do dia e o palco da cerimônia de abertura da Copa.

Porém, com a ideia da FIFA de antecipar o jogo dos donos da casa e fazendo deste o duelo de abertura da Copa (mantendo a tradição), o Mundial do Catar poderá então ganhar um dia a mais, iniciando oficialmente no dia 20 de novembro.

Copa do Catar

Lembramos que a Copa do Mundo do Catar será a primeira na história a ser disputada fora do período de férias de verão do hemisfério norte do planeta, uma vez que as 21 edições do Mundial organizado pela FIFA foram até então disputados sempre entre o fim de maio ao fim de julho, sem atrapalhar a temporada europeia, que se inicia em agosto e encerra em maio, sendo essa a primeira vez que os torneios nacionais e continentais no Velho Continente contarão com uma paralização para a disputa por conta de uma edição da Copa do Mundo.