Já pensou em uma Copa do Mundo com quatro países sedes? Pois bem, ao que tudo indica teremos pelo menos uma indicação para o Mundial de 2030.

Sim, de acordo com as últimas informações do mundo da bola, cresce a possibilidade da Conmebol apresentar candidatura de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030, onde a entidade sul-americana sonha em comemorar o aniversário de 100 anos do primeiro Mundial, disputado no Uruguai, em 1930.

Porém, a Conmebol terá adversários nesta disputa, uma vez que a UEFA também pensa em lançar candidatura da Espanha e Portugal; na Europa ainda existe um bloco formado por Grécia, Bulgária, Romênia e Sérvia se movimentado para se apresentarem como postulantes ao torneio de 2030.

Mas não para por aqui, a China também pensa entrar forte nesta candidatura, assim como Marrocos. A expectativa é de que a sede para a Copa do Mundo de 2030 seja anunciada em 2024.

Copa do Mundo de 2030

Para concorrer ao Mundial organizado pela entidade máxima do futebol mundial, os candidatos terão que arcar com grandes investimentos, tanto de infraestrutura, como em logística e demais temas pertinentes, apresentando assim um projeto convincente aos integrantes da FIFA.

No entanto, isso não deverá ser problemas para a Conmebol, que conforme já dito acima, sonha em sediar o Mundial de 2030 para comemorar os 100 anos da primeira edição dos jogos.

"É um sonho de um continente. De uma cidade uruguaia, compartilhada por outras três cidades. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não contestar. Haverá mais Copa do Mundo, mas 100 anos serão cumpridos uma única vez e você terá que voltar para casa. É motivo mais do que suficiente para a FIFA aceitar que se trata de uma candidatura única. Com o passar dos anos haverá outras possibilidades para outros concorrentes", declarou Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.

Vale salientar que dias atrás os presidentes das federações da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile estiveram reunidos na sede da Conmebol, onde o encontro ainda contou com a presença do Presidente do Uruguai - Lacalle Pou.

Copa do Mundo de 2026

Com a maioria das Copas tendo cido realizadas na Europa; a última na América do Sul foi à do Brasil, no ano de 2014. Já em 2026, o Mundial será organizado por Estados Unidos, Canadá e México - a primeira da história com três países sedes e com 48 seleções disputando a taça.