Pelé e Maradona são dois dos grandes protagonistas do futebol mundial. O brasileiro e o argentino dividem os holofotes há vários anos no cenário do esporte em todo o mundo. Recentemente, fizemos um comparativo entre ambos os jogadores no que diz respeito aos números e apontamos quem, de acordo com as estatísticas, teria sido melhor.

Acontece que, independentemente de quem elegemos como o melhor, fato é que os jogadores marcaram o mundo do futebol pelo fato do que fizeram dentro e fora de campo. Campeão na Copa do Mundo com a Argentina em 1986, Diego Armando Maradona foi uma espécie de ativista fora dos gramados, onde defendia nomes como Fidel Castro e Hugo Chávez. O ex-camisa 10 da Seleção Argentina era tinha um posicionamento político com base na ideologia trabalhista.

O craque brasileiro, por sua vez, parou uma guerra. É isso mesmo! Em 1969, o Santos estava numa excursão da África e, quando recebeu convite para jogar na Nigéria, se deparou com um conflito que assolava o país. Para realizar o jogo no estádio Beni City, a Guerra de Biafra, que durou de 1967 a 1970, acabou sendo paralisada para que as pessoas pudessem contemplar a passagem de Pelé ao país.

Tendo como indiscutível a relevância de ambos os jogadores no mundo político-ideológico do mundo, eles também foram bastante relevantes para seus países em Mundiais. Como citado, Maradona tem uma conquista de taça de Copa do Mundo pelos hermanos. Por outro lado, Pelé foi campeão do torneio em três oportunidades: 1958, 1962 e 1970. O único jogador que conseguiu o feito até agora na história. Confira quantas participações diretas em gols Pelé e Maradona tiveram em Copas do Mundo ao longo de suas participações.

Desempenho de Pelé e Maradona em Copas do Mundo

Participações totais em gols em Mundiais
Jogador
Gols
Assistências Participações diretas
Maradona 8 gols 8 assistências 16 participações
Pelé 12 gols 8 assistências 20 participações