É bem comum falar-se em 'hatrick', que é aquele momento que o jogador consegue balançar as redes em três oportunidades na mesma partida. Menos comum, o 'poker' são 4 gols no mesmo jogo. E mais raro ainda, a 'manita', quando um mesmo jogador marca cinco vezes. Na história da Copa do Mundo - que começa daqui a menos de 5 meses -, somente um jogador conseguiu marcar cinco gols em uma mesma partida e trata-se de Oleg Salenko, atacante russo com passagens por Zenit, Dynamo Kiev e Valencia e que jogou o mundial de 1994, realizado nos Estados Unidos.

Ex-atacante da seleção russa, o jogador chegou à impressionante marca que até hoje não foi superada. Na ocasião, a Rússia enfrentava a Seleção de Camarões, em partida válida pela último rodada do Grupo B daquela Copa do Mundo.

Ele afirmou recentemente que espera não ver o argentino Lionel Messi batendo a sua marca. Em declaração ao site Sportbigmir.net, Salenko falou:

Messi baterá muito mais recordes. Não me surpreenderia se ano que vem, dependendo das partidas que ele jogue pelo Barcelona, ele marque 100 gols. Mas espero que a minha marca ele não supere.

O arentino tem seis gols marcados na competição. Gabriel Batistuta, recordista da Argentina, já marcou 10 vezes. Para igualar o feito do russo, Messi teria que balançar as redes da mesma forma que aconteceu no jogo entre Barcelona e Bayer Leverkusen, em jogo das oitavas de final da Champions League, quando o time espanhol venceu o emblema alemão por 7 a 1, com direito a 5 registros do camisa 10.