Um dia após ter sido surpreendida pela saída de Fernando Alonso, que trocou a Alpine pela Aston Martin, com um acento vago para 2023, a antiga Renault anunciou nesta terça-feira - 02 de agosto que o atual piloto reserva Oscar Piastri, de 21 anos, será o companheiro de Esteban Ocon a partir do próximo ano.

Sim, a Alpine foi rápida e já conta com um novo piloto para assumir o acento deixado por Alonso na próxima temporada do Mundial de Fórmula 1.

O australiano que já foi membro da Academia de Jovens Pilotos da Alpine nos quatro últimos anos assinará um contrato sem período de duração, ou seja, estará na equipe até ambas às partes estarem satisfeitas uma com a outra. Além disso é bom lembra que o jovem piloto antes de virar membro da AJPA, conquistou a Fórmula Renault Eurocup, em 2019; já em 2020, fora campeão da Fórmula 3 e em 2021 campeão da Fórmula 2.

Sem competir em 2022, Piastri se destaca como um dos grandes nomes da nova geração de pilotos que poderá surgir na F1, onde posterior a uma safra puxada por Max Verstappen, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Lando Norris e George Russell, o novo piloto da Alpine para 2023 que sofreu com a entressafra na principal categoria do automobilismo mundial, tratou de se destacar, vindo assim a conquistar seu espaço na principal categoria do automobilismo mundial.

Carreira de Oscar Piastri

Sem ter uma carreira espetacular até aqui, o australiano surgiu no kart, onde em 2016 partiu para o monoposto, correndo na Fórmula 4 dos Emirados Árabes, finalizando a temporada na sexta colocação. No ano seguinte, foi vice-campeão da F4 Britânica, onde em 2017 ainda fez sua estreia pela Fórmula Renault, o último antes da sequência espetacular de títulos.

Na Fórmula Renault, o jovem piloto começou a mostrar seu valor, levando a R-Ace GP. Assim, veio um acordo com a Prema, que lhe rendeu os títulos da Fórmula 3 e Fórmula 2 nos anos de 2020 e 2021, como já citado acima, levando o australiano para a F1.

Sem conseguir um acesso direito em 2022 na principal categoria do automobilismo mundial, esse aceita o convite para ser piloto de testes, onde emprestado pela Alpine a McLaren, presta o mesmo serviço nas duas equipes.

Veja abaixo o anúncio da Alpine

"Oscar é um talento raro. Estamos orgulhosos de tê-lo apoiado nos difíceis caminhos das fórmulas juniores. Através de nossa colaboração nos últimos quatro anos, vimos ele se desenvolver e amadurecer para um piloto que é mais do que capaz de dar um passo para a Fórmula 1. Como nosso piloto reserva, ele foi exposto à equipe na pista, na fábrica e testes onde ele mostrou naturalidade, promessa e velocidade para garantir sua promoção para nossa segunda vaga ao lado de Esteban Ocon. Juntos, acreditamos que a dupla nos dará a continuidade que precisamos para alcançar nosso objetivo de longo prazo de brigar por vitórias e campeonatos".