Na tarde desta última quarta-feira (1), a Argentina se tornou bicampeã da Finalíssima, torneio que reúne o Campeão da Copa América e o Campeão da Eurocopa, disputada em jogo único para definir o grande campeão entre as confederações. Com um 3 a 0 no placar, o time comandando pelo técnico Lionel Scaloni foi superior durante todo o jogo e, dominando as ações de ataque, levou pra casa mais um troféu internacional a ser estampado em sua galeria.

Os gols da partida foram marcados por Lautaro Martinez, Di Maria e Dybala, que colocou números finais à partida realizada no Estádio de Wembley. Este é o segundo título da Seleção da Argentina do Trofeu Artemio Franchi, também conhecido como Copa dos Campeões da CONMEBOL-UEFA ou Copa das Nações Européia/Sul-Americana.

Os jogos da Finalíssima entre 1993 e 2022
Ano Jogo (Copa América x Eurocopa) Campeão Vice-campeão
1993 Argentina x Dinamarca Argentina Dinamarca
1985 França x Uruguai França Uruguai
Ranking de campeões da Finalíssima
Argentina 1993 e 2022
França 1985

OUTRAS EDIÇÕES DO TROFÉU ARTEMIO FRANCHI

Esta não, porém, a primeira vez que o troféu está sendo realizado. Ao longo da história, outras duas edições do torneio, a saber, 1985 e 1993, tiveram França e Argentina se sagrando as respectivas campeãs de edição. Com a volta da disputa em 2022, a promessa é a de que ela se torne permanente no calendário do futebol mundial, especialmente com a extinção da antiga Copa das Confederações. Confira os detalhes de cada final:

  • 1985, Parc des Princes, em Paris, França: França (campeã da Eurocopa de 1984) x Uruguai (campeão da Copa América de 1983) - Placar: 2 a 0 (gols de Rocheteau e Touré);
  • 1993, Mar del Plata, Argentina: Argentina (campeã da Copa América de 1991) x Dinamarca (campeã da Euro de 1992) - Placar: 1 a 1 no tempo regulamentar e 5 a 4 para a Argentina nos pênaltis.