Formado nas categorias de base do Corinthians, Jô foi campeão paulista em 2003 e brasileiro em 2005 pelo Timão em sua primeira passagem. Em 2017, o atacante retornou para o Alvinegro e acabou sendo campeão novamente de ambos os torneios. Mas em junho de 2022, depois de mais um episódio extra campo, o jogador de 35 anos rescindiu seu contrato com o time do Parque São Jorge e, assim, ficou livre no mercado. Depois de finalizar sua situação junto ao clube paulista na tarde desta terça-feira (9), Jô foi anunciado oficialmente pelo Ceará como novo reforço do time para a sequência da temporada. O time fora conta com Cléber, Matheus Peixoto, Jael, Zé Roberto e Jô na posição.

Se antes o centroavante tinha vínculo com o time da Arena Neo Química até o fim de 2023, agora ele chega ao Vozão com contrato a priori, até o fim da atual temporada, sobretudo para o restante do segundo turno do Brasileirão. Em relação à Sul-Americana, o jogador poderá reforçar o setor ofensivo da equipe comandada pelo técnico Marquinhos Santos em caso de classificação às semifinais - na primeira partida, o Ceará acabou sendo superado pelo São Paulo pelo placar de 1 a 0. Em entrevista concedida ao ge, Robinson de Castro, presidente do Ceará, falou sobre a vinda do ex-Corinthians:

Tivemos contato com o agente dele e ele estava com outras propostas, inclusive para fora do País e conseguimos acertar. Optou pelo Ceará entre as opções. Tinha preferência. O jogador vem com contrato até o fim do ano e com opção de renovação caso cumpra metas.

Na Europa, Jô tem passagens por times tradicionais da Inglaterra como Everton e Manchester City, além do CSKA, de Moscou, e Galatasaray, da Turquia. Os melhores números da carreira do atacante acabam sendo mesmo no Timão: foram 65 gols em 277 jogos. Ele se despediu do Timão como o maior artilheiro da Arena Neo Química e também do século. Confira os números gerais!

Gols de Jô na carreira desde 2003

Números na carreira
Time Jogos Gols
Corinthians 277 65
Nagoya Grampus 74 32
Jiangsu Suning 26 11
Shabab Dubai 19 16
Atlético Mineiro 127 39
Internacional 36 6
Manchester City 42 6
Galatasaray 15 3
Everton 36 7
CSKA 84 47
Seleção Brasileira 9 2
TOTAL 756 237