É fato que a valorização de um jogador no âmbito do futebol passa muito pelo momento que ele está vivendo e sobretudo pela relevância que ele tem para o time que está atuando. Forma é bastante comum ver grandes nomes do futebol mundial valendo muita cifra por aquilo que entrega dentro de campo vestindo alguns dos emblemas mais notáveis sobretudo da Europa. Acontece por outro lado que uma queda de rendimento está diretamente associada a uma desvalorização do preço do jogador frente ao mercado. E é bastante comum ver isso acontecendo, afinal o auge da carreira de um jogador não dura mais do que 5 anos em geral, com exceção de alguns grandes craques que conseguem jogar acima da média por boa parte da carreira.

O maior exemplo de jogador que acabou tendo seu passe desvalorizado do mercado nos últimos anos foi Eden Hazard que teve fase maravilhosa vestida na cabeça do Chelsea mas que não conseguiu engrenar com a camisa do Real Madrid depois que foi comprado. Outro que acabou se desvalorizando foi Lionel Messi e jogou grande parte da carreira no Barcelona venceu tudo que disputou com a camisa do time grená parece que acabou perdendo o valor de mercado quando se transferiu para o PSG. Hoje o camisa 30 divide o protagonismo com o brasileiro Neymar e com francês não podendo brilhar por tanto como outrora. Se falar que o próprio Neymar acabou de caindo no mercado, já que o craque brasileiro já valeu 100 milhões de euros e hoje está avaliado em 75 milhões.

Outro bom exemplo de desvalorização mas por outros motivos é Christian Erickson que sofreu a parada cardíaca dentro de campo em jogo pela Dinamarca e correu grande risco de morte por causa de um problema no coração mas que acabou se recuperando e hoje joga pelo Brentford. Ele que atuava pela Inter de Milão acabou não podendo mais vestir a camisa do time italiano tendo em vista uma cláusula no regulamento de não poder de um jogador não poder atuar com marca-passo e hoje pode estar a caminho do Manchester United depois de ter recuperado a boa forma.

JOGADORES QUE MAIS PERDERAM VALOR

ATLETAS DESVALORIZADOS NO FUTEBOL
NOME JOGOS VENCIDOS
LIONEL MESSI 80M/50M (-30M)
NEYMAR 100M/75M (-25M)
KOKE 60M/35M (-25M)
ERIKSEN 40M/15M (-25M)
HAZARD 40M/16M (-24M)
TIMO WERNER 65M/42M (-23M)
INSIGNE 48M/25M (-23M)
HARRY KANE 120M/100M (-20M)
SANCHO 100M/80M (-20M)
FRENKIE DE JONG 90M/70M (-20M)