Durante uma reunião realizada em Doha, no Catar, a entidade que regula as regras do futebol - mais conhecida por IFAB, aprovou nesta segunda-feira, 13 de junho as novas regras para a Copa do Mundo de 2022 e para o esporte em geral.

De acordo com a Associação já aqui destacada, as regras que passarão a valer para todas as competições do futebol e não somente para a Copa do Catar, validou de uma vez por todas a regra das cinco substituições; medida essa que passou a valer desde 2019 por conta da pandemia do Coronavírus. Lembramos que antes desta data cada time e seleções podiam realizar apenas três substituições por jogo.

Além de adotar de forma definitiva as cinco substituições durante uma partida de futebol, a IFAB também definiu que os comandantes técnicos poderão a partir de agora contar com até 15 jogadores no banco de reservas - na verdade essa regra passará a valer a partir do dia 1º de julho.

FIFA decidirá sobre o nº de convocados para a Copa

Com as novas regras, caberá a FIFA determinar se haverá um aumento ou não no número de jogadores convocados por cada seleção que participará da Copa do Catar, que será realizada entre os meses de novembro a dezembro, passando de 23 para 26 convocados.

Vale lembrar que essas novas regras já eram aguardadas desde o início do ano, logo após o estudo realizado pela FIFA e que contou com boa aceitação dos treinadores no congresso realizado em Doha, antes do sorteio das chaves de grupos da Copa do Mundo de 2022; agora nesta segunda-feira, membros da IFAB apenas oficializaram as regras ou as tais alterações.