Que o Brasil é um dos países com maior número de fãs do futebol, isso acredito que a grande maioria das pessoas que vivem aqui, sabe. Agora você sabe me dizer quando e como surgiu o futebol por aqui?

Se não, fique tranquilo e acompanhe abaixo que iremos trazer essa história para você neste site, contando tudo sobre o surgimento do futebol em nosso país.

Sempre lembrando que o Brasil é atualmente pentacampeão mundial e em 2022 tentará no Catar buscar o sexto título na Copa do Mundo da FIFA.

História do Futebol no Brasil

O esporte mais amado pelos brasileiros chegou em terras tupiniquins no final do século XIX, trazido por Charles Miller - estudante paulista que retornou da Inglaterra no ano de 1894 e junto de sua bagagem trouxe bolas, uniformes e um livro com as regras do tal esporte. Desta forma, Charles Miller é até hoje considerado o "pai" do futebol no Brasil.

Depois desse apresentar a seus amigos o tal do "futebol", o mesmo rapidamente se popularizou pela sociedade, onde primeiramente ele era um esporte de rico, uma vez que era restrito a elite brasileira, ou seja, destinado aos aristocratas da sociedade.

Porém, com o crescimento urbano naquela época, o futebol rapidamente partiu para outras camadas populares, onde então iniciou a organização do esporte com a criação dos primeiros clubes.

Brasil - o gigante do futebol

Com mais de cem anos após a chegada do esporte em nosso país, o Brasil passou a ser uma das grandes potências nesta modalidade, tendo nossa seleção conquistado cinco títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Entre os clubes brasileiros, esses juntos já conquistaram dez títulos mundiais, entre torneios intercontinentais e o Mundial de Clubes da FIFA; sem falar dos dezoito títulos sul-americanos - aqui levando em conta a Copa Libertadores da América.

Futebol Brasileiro Feminino - Um dos grandes

Mas não é só na modalidade esportiva masculina que o Brasil é gigante, bem pelo contrário, no futebol feminino as nossas guerreiras já conquistaram sete vezes a Copa América e duas vezes os Jogos Pan-Americanos, sendo uma das seleções mais temidas do mundo.

Regras do Futebol

O futebol então trazido por Charles Miller em 1894 é um esporte que conta com um campo de grama com 105 metros de comprimento por 6 metros de largura - medidas essas regularizadas e padronizadas pela FIFA.

Ainda dentro das regras do futebol, além de seu campo de jogo e a bola, há também duas equipes compostas por 11 jogadores de cada lado, que disputam uma partida onde o objetivo é marcar o maior número de gols possível, ou seja, colocar a bola no fundo das redes, que nada mais são que três "paus" com uma rede - explicando melhor, dois paus laterais e um travessão, que forma o tal do "gol", onde a bola tem que entrar.

Além dos jogadores, há três árbitros, sendo dois auxiliares, que ficam dispostos em cada lado do campo, com o árbitro principal comandando a partida dento das quatro linhas.

Esse serve para banir jogadas violentas que poderão ser punidas com cartões amarelo e vermelho. No primeiro caso, serve apenas como advertência, já no segundo, o atleta que recebê-lo estará expulso do jogo.

Ainda dentro destas regras de faltas, se essa for cometida dentro da área destinada aos goleiros, o time que cometê-la será punido com a marcação denominada de pênalti, que nada mais é que uma falta cobrada de um ponto desenhando dentro desta área a 11 metros do gol.

É bom salientar que entre os 11 atletas de cada lado, apenas dois podem colocar a mão na bola - sim, um de cada lado, denominados de goleiros, que servem para impedir que o time adversário cumpra o maior objetivo do esporte em destaque, que é a marcação do gol.

O jogo em si dura 90 minutos - sendo 45 minutos de cada lado (sem os possíveis acréscimos dado pelo árbitro). Não podemos esquecer que entre cada lado há uma pausa de 15 minutos, denominada de intervalo.

Em jogos eliminatórios, há ainda a tal da prorrogação; essa é usada quando as duas equipes encerram o tempo regulamentar empatada. A prorrogação tem um tempo de 30 minutos, dividida em dois tempos de 15 minutos e em caso de permanência do resultado, haverá então a disputa de pênaltis, já acima mencionado para a definição do vencedor.