O episódio de hoje do ‘Em um dia como esse na história da Copa do Mundo’ narra uma partida que aconteceu em 21 de junho de 2002, portanto, há 20 anos, pelas oitavas de final do mundial daquele ano. Brasil e Inglaterra se enfrentaram no Estádio Shizuola Ecopa, localizado na cidade de Fukuroi, no Japão.

Um dos gols mais memoráveis da carreira de Ronaldinho Gaúcho saiu em uma Copa do Mundo. Mais precisamente, há exatos 20 anos. Na oportunidade, o Brasil estava perdendo por 1 a 0 para a Inglaterra, com marcado por Michael Owen aos 23 minutos de jogo. Depois de controlar mais as ações ofensivas, Rivaldo acabou empatando nos acréscimos da primeira etapa.

Na segunda etapa, o Brasil teria uma chance nada clara através da qual empataria o jogo. Numa cobrança de falta sem qualquer pretensão, Ronaldinho Gaúcho acabou indo para a cobrança e, ao bater na bola de forma surpreendente, acabou pegando o goleiro Seaman de surpresa, fazendo aquele que seria não somente o gol da virada aos cinco minutos do segundo tempo, como também da vitória que colocou a Seleção nas semifinais do torneio.

À ESPN Brasil, Ronaldinho admitiu, em 2018, que o chute não foi proposital:

Chutei, mas não era para ir onde foi. Mas graças a Deus foi. Era para ir no primeiro pau, mas pegou a curva e enganei ele (Seaman). A intenção era de chutar no gol, mas não ali.

A Seleção Brasileira enfrentou a Seleção Inglesa quatro vezes em Copas do Mundo: 0 a 0 em 1958, 3 a 1 em 1962, 1 a 0 em 1970 e 2 a 0 em 2002. De 25 vezes que se enfrentaram na história, o Brasil venceu 11 contra 4 vitórias dos ingleses. Além disso, houve 10 empates. O primeiro encontro entre as seleções é registrado em de maio de 1956: 4 a 2 foi o placar da vitória da Inglaterra.

Em um dia como esse, há 20 anos, a Seleção Brasileira despachava a Seleção da Inglaterra por 2 a 1, de virada, em jogo das oitavas de finais da Copa do Mundo de 2002, ano em que o Brasil viria ganhar o pentacampeonato mundial.