Com a Copa Sul-Americana em sua fase oitavas de final em 2022, onde na temporada passada tivemos o Athletico como grande campeão - a sua segunda conquista do clube no torneio, uma vez que já havia vencido a competição em 2018, tendo nesta lista apenas mais dois clubes com dois títulos; confira abaixo os campeões do torneio organizado pela Conmebol.

Vale salientar que o Furacão é o quarto clube brasileiro a ser campeão da Copa Sul-Americana, onde antes dele outros times já haviam levantado à taça, bem como: Internacional (2008), São Paulo (2012) e Chapecoense (2016).

Desta forma traremos aqui para você a lista atualizada dos campeões da Copa Sul-Americana desde seus primórdios, ou seja, desde seu início; veja:

Lista dos campeões da Sul-Americana

2002 - San Lorenzo

  • O time do atual Papa, foi o primeiro clube a conquistar a taça nesta designação, onde antes disso o torneio já existia, mas com outra nomenclatura e com menos peso que tem hoje.

2003 - Cienciano

  • Ainda sem muita fama, a Copa Sul-Americana que começava a ter ares de torneio importante, em seu segundo ano viu o time do Cienciano - do Peru levantar a taça; a única até os dias de hoje.

2004-2005 - Boca Juniors

  • Um dos poucos a ter duas taças do torneio em sua galeria, o Boca Juniors conquistou a primeira em 2004, obtendo mais uma no ano seguinte.

2006 - Pachuca

  • Sim, um clube mexicano já conquistou a Copa Sul-Americano, embora seja da América Central. Os clubes mexicanos tiveram um tempo que participaram dos torneios organizados pela Conmebol, como convidados e assim entram nesta lista.

2007 - Arsenal

  • Depois do San Lorenzo e do Boca, mais um Argentino volta a levantar a Copa Sul-Americana, desta vez é a equipe do Arsenal - de Sarandi, que conquistou o torneio em 2007; entrando assim para esse seleto grupo.

2008 - Internacional

  • O Campeão de Tudo - pois o Internacional conquistou tudo que era possível em competições futebolísticas de alto padrão, conquistando a Copa Sul-Americana em 2008, dois anos depois de ter levantado sua primeira Libertadores e o Mundial de Clubes. O Colorado também foi o primeiro clube brasileiro a conquistar a Copa Sul-Americana.

2009 - LDU

  • A equipe de Quito - no Equador veio a conquistar sua Copa Sul-Americana em 2009, de forma surpreendente, onde depois dele apenas o Independiente del Valle alcançou tal feito (falaremos mais adiante).

2010-2017 - Independiente

  • Um dos poucos na lista de campeões da Copa Sul-Americana com dois troféus em sua galeria; assim como o Boca, o Independiente conquistou a taça em questão por duas vezes, a primeira em 2010 e a segunda em 2017.

2011 - Universidad de Chile

  • A primeira conquista chilena no torneio organizado pela Conmebol veio através da Universidad de Chile, em 2011, sendo essa a única até os dias de hoje.

2012 - São Paulo

  • Sim, o Tricolor Paulista também tem em sua galeria uma taça da Copa Sul-Americana, conquistada em 2012, tornando-se assim o segundo brasileiro a alcançar tal feito.

2013 - Lanús

  • Seguindo os demais clubes argentinos que já haviam conquistado a taça da Sul-Americana, o Lanús em 2013 também passou a fazer parte deste seleto grupo, se juntando a Independiente, San Lorenzo, Arsenal e Boca.

2014 - River Plate

  • Há, mas como não! Sim, os Millonários também estão nesta lista, conquistando a Copa Sul-Americana em 2014 e se juntar aos demais clubes de seu país a ter em seu museu a taça do segundo maior torneio de clubes organizado pela Conmebol.

2015 - Independiente Santa Fe

  • O primeiro e único clube colombiano até aqui a levantar a Copa Sul-Americana, foi o Independiente de Santa Fe, no ano de 2015, passando assim a fazer parte deste ranking.

2016 - Chapecoense

  • Quem não se lembra deste time brasileiro, sim, aquele do desastre aéreo com o avião da Lamia. No entanto, esse grupo de jogadores não ficou conhecido apenas pela tragédia, mas sim pelo que fez dentro das quatro linhas, levando o nome do time catarinense para fora do Brasil.

2018-2021 - Athletico

  • Depois de Inter, São Paulo e Chapecoense, foi à vez do Athletico conquistar a Copa Sul-Americana, onde o mesmo passaria a ser o único clube do país até os dias de hoje a ter levantado tal taça por duas vezes: 2018 e 2021.

2019 - Independiente del Valle

  • Mais um clube do Equador chegando a final da Copa e a levando para casa. Sim, o Ind. del Valle sob comando do espanhol Miguel Ángel Ramírez conquista sua inédita taça sul-americana em 2019, com uma bela equipe de futebol.

2020 - Defensa y Justicia

  • Mais um argentino na lista. O Defensa y Justicia em 2020 se junta a Independiente, Arsenal, San Lorenzo, Boca e River na galeria de clubes a terem conquistado a Copa Sul-Americana.

2022 - ?????

OBS. Vale aqui salientar que desde 2020 o torneio em questão passou a ser disputado em novo moldes, ou seja, com uma fase de grupos e posterior com o mata-mata; antes disso a competição era disputada desde seu início em forma de mata-mata.