Você sabia que Sebastian Vettel esteve muito perto de correr pela Honda após seu contrato com a Red Bull (escola de pilotos) e BMW (piloto reserva) estar próximo de seu final. Sim, segundo Otmar Szafnauer, o piloto alemão que em 2022 irá pendurar seu capacete, só não virou piloto da marca japonesa por conta de Gil De Ferran - direito esportivo da equipe Honda na época.

Em um livro de memórias, Szafnauer resolveu contar um pouco dos fatos que vivenciou na Fórmula 1 naquela época, bem como o flerte com Sebastian Vettel com a equipe japonesa antes de estrear pela categoria.

Vale salientar que o norte-americano também fez parte do comando da equipe; hoje ele comanda a Alpine, só pra questão de entendimento.

Vettel na Honda?

Sim e não, sim porque o próprio piloto alemão quando viu seu contrato de piloto reserva se finalizar com a Red Bull e BMW, procurou a marca japonesa, porém, muito novo não fora aceito por Gil De Ferran, que como já contamos acima, na época era diretor esportivo da Honda. Não, por que não assinou e acabou ficando com a BMW e posteriormente com a RBR, onde daria início ao vitorioso casamento e aos quatro títulos mundiais conquistados.

Em seu livro de memória, Szafnauer contou o seguinte sobre Vettel e sua procura a Honda:

"Seb veio até mim e disse: ‘Tenho um prazo de duas semanas’. Ele era jovem, tinha apenas 19 anos", destacou o atual chefe da Alpine que seguiu escrevendo:

"Havia um período de duas semanas, quando terminava o contrato com a RBR, e acho que com a BMW também, e então ele: ‘Estão interessados em me contratar?’.

O norte-americano confessou que naquela época já via no garoto franzino o seu potencial, porém, passou a bola para Gil De Ferran, que nem ligou para a vontade do alemão em defender a sua equipe (mal sabia ele que nos anos seguintes se tornaria um dos maiores pilotos da história da F1).

Porem, Szafnauer disse a ele próprio: "Esse cara é bom" e foi até o brasileiro, onde falou: "Temos duas semanas para contratar Vettel", Gil respondeu: "Não se preocupe, estou de olho nele".

Sem sentir muita firmeza em seu diretor-esportivo, o americano o confrontou, mas sem ser ouvido, quando disse: "O que você que dizer com ‘estou de olho nele?’, temos duas semanas. Não o contratamos, de qualquer forma", lamentou.

Com essa fala, todos que amam a Fórmula 1 já conhecem o resto da história, com Sebastian Vettel fazendo sua estreia em 2007 pela BMW, substituindo Robert Kubica no GP dos Estados Unidos e marcando seu primeiro ponto em sua primeira corrida oficial na categoria.

No ano seguinte já na Toro Rosso, assombrou o mundo com a pole-position no GP da Itália e a vitória de ponta a ponta.

Chegando a Red Bull Racing, dominou o mundo da F1, onde conquistou a mesma de 2010 a 2013.