O Shakhtar Donetsk, assim como tantos outros clubes mundiais, possui a sua lista de jogadores mais caros da história e é sobre esse tema que iremos falar a partir de agora aqui neste site, lembrando que tem brasileiro na área.

Não a toa, o clube em questão que tem atualmente suas atividades paralisadas por conta do conflito com a Rússia, é chamado de o time mais brasileiro do Velho Continente, você entenderá o porquê.

Lembramos que ao longo dos 20 últimos anos, o Shakhtar contratou mais de 35 jogadores nascidos no Brasil, mais do que em qualquer outra parte do mundo (tirando o próprio Brasil, claro) e mais do que qualquer outra equipe com o mínimo de relevância na Europa.

A ideia de buscar jovens revelações brasileiras antes mesmos de que esses fossem descobertos por clube mais poderosos do Velho Continente, o clube ucraniano começou no início do século 21 a buscar esses atletas, que renderam e um muito ao Shakhtar, visto que esse a partir de então passou a contar com 12 títulos ucranianos, uma Copa da UEFA e mais, como várias participações na Champions League.

Assim sendo, confira a partir de agora as contratações mais caras da história do Shakhtar.

As contratações mais caras da história do Shakhtar

Bernard - brasileiro - 25 milhões de euros

  • Atualmente defendendo as cores do Al-Sharjah, Bernard que em 2013 custou 25 milhões de euros junto ao Atlético-MG, é sem dúvida até os dias de hoje o jogador mais caro da história do Shakhtar Donetsk; pelo qual atuou em 157 partidas e marcou 28 gols.

Pedrinho - brasileiro - 18 milhões de euros

  • Tendo desembolsado 18 milhões pagos ao Benfica - de Portugal, em 2021, Pedrinho é o segundo jogador mais caro desta lista, porém, o atleta hoje em dia defende as cores do Atlético-MG (por empréstimo).

Taison - brasileiro - 15,2 milhões de euros

  • Contratado junto ao Metalist - também da Ucrânia, em 2012, Taison custou pouco mais de 15 milhões de euros ao Shakhtar, donde conta com uma linda história pelo clube ucraniano; atualmente ele voltou às origens, defendendo mais uma vez o Internacional - de Porto Alegre.

Fred - brasileiro - 15 milhões de euros

  • Adquirido em 2013 junto ao Internacional, Fred que na época custou 15 milhões de euros, fora vendido para o futebol inglês por 59 milhões de euros, onde atualmente defende as cores do Manchester United.
Fred é até hoje a venda mais cara realizada pelo Shakhtar, que recebeu 59 milhões de euros pelo atleta - Imagem: Divulgação
Fred é até hoje a venda mais cara realizada pelo Shakhtar, que recebeu 59 milhões de euros pelo atleta - Imagem: Divulgação

Dmytro - ucraniano - 15 milhões de euros

  • Jogador do país, Dmytro fora comprado pelo Shakhtar junto ao Barcelona - da Espanha, em 2010, por 15 milhões de euros, tornando-se assim na quinta aquisição mais cara da história do clube em questão.

Nery Castillo - mexicano - 15 milhões de euros

  • Ainda na faixa dos 15 milhões de euros, Castillo que já está aposentado, chegou ao clube ucraniano em 2007, donde atuou em apenas 12 partidas e onde marcou apenas 1 gol; o jogador fora logo emprestado ao Manchester City, que o repassou ao Dnipro, também por empréstimo; seu último clube foi o Kalloni FC - da Grécia, em 2014.

Tetê - brasileiro - 15 milhões de euros

  • O ex-gremista Tetê, de apenas 22 anos, fora contratado pelo Shakhtar em 2019, pelo valor de 15 milhões de euros, porém, com o conflito com a Rússia, o jogador fora cedido por empréstimo ao Lyon - da França, em 2022. Pelo clube ucraniano, o jovem brasileiro fez 80 jogos e marcou 21 gols.

Willian - brasileiro - 14 milhões de euros

  • Vendido pelo Corinthians com apenas 19 anos de idade, Willian deixou o Brasil rumo à Ucrânia em 2007 pelo valor de 14 milhões de euros e ficando por lá cinco temporadas, donde entrou em campo em 221 partidas e marcando 36 gols, até ser contratado pelo Chelsea - da Inglaterra, em 2013. Atualmente o jogador voltou a defender as cores do Timão.

Matuzalém - brasileiro - 14 milhões de euros

  • Contratado em 2004 pelo clube ucraniano, Matuzalém realizou por esse 68 jogos e marcou 25 gols; o brasileiro que atualmente está fora de ação, custou aos cofres do Shakhtar Donetsk 14 milhões de euros na época.

David Neres - brasileiro - 12 milhões de euros

  • Adquirido junto ao Ajax - da Holanda, em 2021, David Neres é o décimo jogador mais caro da história do Shakhtar Donetsk até os dias de hoje, onde esse obrigou os ucranianos a desembolsarem 12 milhões de euros. Por conta do conflito com a Rússia, o jogador em questão hoje atua pelo Benfica - de Portugal.

Com Neres, finalizamos a lista dos jogadores mais caros da história do Shakhtar Donetsk.