Nesta matéria traremos a partir de agora um pouco da história do Zenit - da Rússia, onde contaremos sobre as contratações mais caras já realizadas pelo clube ao longo de sua história.

Sim, sabemos que mesmo o país estando em meio a um conflito com os ucranianos, o futebol na Rússia que estava parado por conta deste motivo, tenta retornar ao seu ritmo normal neste inicio de temporada na Europa.

Assim, vamos aqui conhecer quais são os jogadores mais caros da história deste clube, que geralmente vem forte ao Brasil para levar alguns de nossos melhores atletas. Salientamos que em caso de empate nas negociações, traremos em primeiro a transferência mais atual.

Os jogadores mais caros da história do Zenit

Malcon - brasileiro - 40 milhões de euros

  • Extremo direito que atualmente segue defendendo o clube em questão, fora contratado por esse junto ao Barcelona, em 2019, desembolsando os 40 milhões de euros acima apontados, liderando com isso a lista das contratações mais cara do Zenit até os dias de hoje.

Hulk - brasileiro - 40 milhões de euros

  • Atacante de ofício, Hulk que hoje brilha novamente nos gramados brasileiros com a camisa do Atlético-MG, já passou pelo clube russo, que o adquiriu na temporada 2012/2013 junto ao Porto, de Portugal, quando desembolsou por esse os mesmos 40 milhões de euros de Malcon.

Axel Witsel - belga - 40 milhões de euros

  • Na mesma balança dos 40 milhões de euros, o belga Witsel que hoje defende o Atlético de Madrid, jogou pelo Zenit entre os anos de 2012 a 2016, quando por esse atuou em 179 partidas, marcando 22 gols. O clube russo contratou o meia junto ao Benfica - de Portugal em 2012.

Danny - português - 30 milhões de euros

  • Adquirido junto ao Dínamo de Moscou em 2008, Danny que é meio-campista e atualmente está sem clube, custou aos cofres do Zenit 30 milhões de euros, vindo a defender esse time por 9 anos, com 255 partidas e 67 gols marcados na história.

Yuri Alberto - brasileiro - 25 milhões de euros

  • Atualmente defendendo as cores do Corinthians, onde está cedido por empréstimo até o final de 2023, Yuri Alberto fora adquirido pelo Zenit em 2022, pela quantia de 25 milhões de euros pagos ao Internacional - de Porto Alegre.

Leandro Paredes - argentino - 23 milhões de euros

  • Contratado junto a Roma - da Itália, Leandro Paredes custou ao Zenit para defender o time entre os anos de 2017 a 2019 a "bagatela" de 23 milhões de euros, hoje está jogando pelo Paris Saint-Germain - da França. No clube russo, o atacante entrou em campo em 61 jogos e marcou dez gols.

Bruno Alves - português/brasileiro - 22 milhões de euros

  • Vindo do Porto - de Portugal, o zagueiro português, naturalizado brasileiro, custou ao Zenit mais de 20 milhões de euros em 2010, onde entrou em campo em 91 partidas, marcando três gols; atualmente ele defende as cores do Apollon Smymi.

Wendel - brasileiro - 20,3 milhões de euros

  • Contratado do futebol português, mais propriamente dito do Sporting, o meia brasileiro custou ao Zenit em 2020, pouco mais de 20 milhões de euros; lembrando que o atleta segue defendendo as cores do clube russo, onde renovou seu vínculo até 2027.

Salomón Rondón - venezuelano - 18 milhões de euros

  • Centroavante de ofício, o venezuelano que fora contratado pelo Zenit em 2013, custou a esse mais de 15 milhões de euros pagos ao Rubin Kazan - também da Rússia.

Javi García - espanhol - 16,8 milhões de euros

  • Espanhol de origem, Javi Garcia que chegou a Rússia em 2013 para defender o Zenit, fora adquirido junto ao Manchester City - da Inglaterra pela quantia de 16,8 milhões de euros, sendo ele o décimo jogador mais cara da história do clube.

Emanuel Mammana - argentino - 16 milhões de euros

  • Contratado pelo Zenit aos 21 anos, Mammana chegou à Rússia vindo do Olympique de Lyon, em 2016, custando aos russos 16 milhões de euros.

Domenico Criscito - italiano - 15 milhões de euros

  • Chegado ao clube em 2011, Criscito atuou com a camisa do Zenit por sete anos, onde em 225 partidas, marcou 20 gols; o atleta que obrigou os russos a desembolsarem 15 milhões de euros na época, atualmente defende as cores Toronto FC - da Major League Soccer dos Estados Unidos.

Wilmar Barrios - colombiano - 15 milhões de euros

  • Com mais de 65 jogos pelo Zenit e apenas dois gols marcados, o volante colombiano vem defendendo o time russo desde 2019, aonde chegou a esse adquirido junto ao Boca Juniors - da Argentina, a um custo de 15 milhões de euros.

Assim, com o colombiano Barrios, encerramos a lista das contratações mais caras do Zenit, onde poderíamos destacar outros nomes, como: Claudinho, Emiliano Rigoni e Lovren.