A Copa do Mundo de 1938 realizada na França contou com apenas 15 equipes disputando o título da competição. Inserida em um forte contexto político torneio Condor com a Alemanha nazista - usada como ferramenta ideológica por parte de Adolf Hitler-, que do dia 4 de julho daquele ano enfrentou a Suíça, no Estádio Parc des Princes, em Paris. A partida terminou com o placar empatado em 1 a 1 e portanto as seleções iriam disputar uma nova partida conforme era previsto no regulamento em caso de empate.

Sendo assim ficou marcado para o dia 9 de junho o segundo enfrentamento entre as equipes. Apesar de representar o III Reich e pegar um certo favoritismo para o mundial na França, a seleção da Alemanha acabaria sendo superada pela Suíça, do técnico austríaco Karl Rappan, pelo placar de 4 a 2, caindo, portanto, nas oitavas de final da competição Mundial. Depois do triunfo diante da Alemanha a Seleção da Suíça acabaria sendo derrotada nas quartas de final pela Hungria pelo placar de 2 a 0.

Assim, porém, sucedeu maior participação Suíça na história dos mundiais, ficando conhecida por derrotar a nazista na copa de 1938 realizada na França. Ao final, o campeonato teria como vencedor a seleção da Itália de Mussolini, que teria enviado uma mensagem aos jogadores dizendo: Vencer ou morrer.

Em um dia como esse, há 82 anos, a Suíça era responsável pela eliminação da Alemanha Nazista na Copa do Mundo de 1938, na fase de oitavas de final, ao bater a adversária por 4 a 2 no jogo desempate.