O futebol é especial por vários motivos. Um deles, sem dúvidas, é a possibilidade de um atleta conquistar a idolatria de uma torcida cujo time não pertence ao seu país de origem. Vários são os casos de jogadores que fizeram sucesso no futebol brasileiro e, para citar alguns, não podemos esquecer de Tévez, no Corinthians, D’Alessandro, no Internacional, Kannemann, no Grêmio, Seedorf, no Botafogo, Montillo, no Cruzeiro, Conca, no Fluminense, além de vários outros. Aqui, porém, gostaria de destacar uma posição que não é famosa por render grandes goleadores, mas que o pode fazer: zagueiro. E, quando citamos a posição do defensor no esquema tática, logo recorremos a alguns nomes que marcaram época e outros que ainda o fazem.

Um deles é Gustavo Gómez, jogador que atua com a camisa do Palmeiras desde 2018, quando chegou por empréstimo junto ao Milan. Aos 29 anos, o paraguaio chega a sua quinta temporada pelo Verdão e segue conquistando o coração da torcida alviverde. Isso porque o zagueiro da Seleção Paraguaia é um daqueles nomes que se destacam por sempre estarem contribuindo com gols. Dentro da área, Gustavo já mostrou ser mais letal do que muito atacante por aí. E seus números no Brasileirão mostram isso.

Gómez foi autor de um dos gols da vitória do Palmeiras sobre o Internacional pelo placar de 2 a 1 em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasleioro. Com isso, o zagueiro artilheiro chegou a 14 tentos e, assim, se isolou como o defensor não brasileiro que mais fez gols na história da competição nacional. Ele estava empatado com Alex Kamianecky, mas agora ocupa o lugar mais alto do pódio. Confira como ficou a lista e veja onde estão outros nomes conhecidos!

Top-5 zagueiros estrangeiros com mais gols no Brasileirão desde 1959

Artilheiros internacionais
Nome GOls/Jogos Período
Gustavo Gómez 14 gols em 90 jogos 2018-2022
Alex Kamianecky 13 gols em 193 jogos 1971-1981
Darío Pereyra 12 gols em 146 jogos 1977-1989
Diego Lugano 10 gols em 113 jogos 2003-2017
Figueroa 8 gols em 139 jogos 1971-1976