Chegamos ao fim das oitavas de final da Copa LIbertadores. Em 2022, temos cinco brasileiros classificados para a esta fase da competição: Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo e Athletico-PR. O Fortaleza acabou sendo eliminado depois de perder por 3 a 0 para o Estudiantes, fora de casa, depois do 1 a 1 na Arena Castelão.

Com a classificação, o Furacão chega pela segunda vez nas quartas de final da Liberta em sua história e conta com Felipão, técnico experiente e bicampeão do torneio mais importante da América. O Corinthians confirmou sua 5ª participação nesta fase da competição, tendo conquistado o título em 2012. O Atlético-MG é mais uma equipe brasileira que chega a sua quinta participação nas quartas do principal torneio continental, da vez que conquistou a América em 2013. Em sua sexta participação entre os oito melhores, o Flamengo terá o Corinthians pela frente para continuar no sonho de conquistar o tricampeonato.

O Palmeiras, um dos grandes favoritos da edição, chega à 11ª participação nas quartas de final da Copa, onde enfrentará o Galo no desafio de conseguir se manter na busca pelo quarto título continental - o Verdão é o atual bicampeão consecutivo.

O detalhe fica por conta dos dois times brasileiros com mais participações nas quartas de final da Libertadores: Grêmio e São Paulo, com 12 e 11 participações, respectivamente. Ambas as equipes não estão na disputa das quartas na atual edição, mas asseguram o posto das que mais estiveram presentes nesta fase do torneio desde 1989. O Tricolor Gaúcho, inclusive, está na Série B do Brasileirão. O Tricolor Paulista, por sua vez, disputará as quartas de final da Copa Sul-Americana, onde terá o Ceará pela frente em duelo de brasileiros. Confira!

Clubes mais vezes entre os 8 melhores desde 1989

Maiores participações nas quartas
Time Participações
Grêmio 12 participações
São Paulo 11 participações
Palmeiras 11 participações
Santos 9 participações
Cruzeiro 7 participações
Flamengo 6 participações
Atlético-MG 5 participações
Corinthians 5 participações
Internacional 5 participações
Vasco 4 participações
Athletico-PR 2 participações