Tite disse adeus oficialmente à Seleção Brasileira. O técnico confirmou a informação em coletiva de imprensa após a eliminação para a Croácia, nos pênaltis, na fase de quartas de finais da Copa do Mundo do Catar. A partida acabou 0 a 0 no tempo regulamentar e 1 a 1 após os 30 minutos de prorrogação.

Tendo assumido o comando em 2016, o comandante brasileiro deixa o cargo com 80% de aproveitamento: em 81 jogos, foram 60 vitórias, 15 empates e 6 derrotas. Junto aos números expressivos, soma-se o título da Copa América de 2019.

Em termos de Copas do Mundo, com a desclassificação diante da Seleção Croata em jogo desta sexta-feira (9), no Estádio da Educação, Tite agora acumula duas eliminações nas quartas de finais - em 2018, os brasileiros foram superados pelos belgas por 2 a 1.

Ao encerrar o seu ciclo de seis anos com a Seleção Brasileira, Tite marca seu nome na história ao chegar ao top 4 entre os técnicos com mais jogos pelo Brasil em Copas do Mundo na história.

Dessa forma, o gaúcho de 61 anos iguala a marca de Telê Santana e fica atrás de Zagallo, com 20 jogos em Copas à frente da Seleção, Luiz Felipe Scolari, que soma 14, e Carlos Alberto Parreira, com 12.

Confira, a seguir, a lista atualizada de acordo com o jornalista Rodolfo Rodrigues, do UOL.

Comandantes com mais jogos em Mundiais desde 1930

Nome Jogos
Zagallo 20 jogos
Luiz Felipe Scolari 14 jogos
Carlos Alberto Parreira 12 jogos
Telê Santana 10 jogos
Tite 10 jogos
Cláudio Coutinho 7 jogos
Vicente Feola 7 jogos
Aymoré Moreira 6 jogos
Flávio Costa 6 jogos