Na noite da última terça (9), o Flamengo obteve novo triunfo sobre o Corinthians, algo bastante recorrente nos últimos anos, sobretudo com as equipes jogando no Rio de Janeiro. Com gol de Pedro após assistência de Arrascaeta, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior bateu os comandados de Vítor Pereira pela segunda vez nas quartas de final da Copa Libertadores de 2022: na última semana, na Arena Neo Química, em Itaquera, São Paulo, os gols de Arrascaeta e Gabigol criaram uma importante vantagem para a equipe carioca, que dividiria a vaga para as semifinais da Liberta diante do seu torcedor.

Com a nova vitória, o Rubro-Negro Carioca chegou ao 5º triunfo histórico sonre o Alvinegro no confronto entre as equipes em jogos de mata-mata. Por outro lado, o Corinthians levou a melhor em três oportunidades: na Supercopa do Brasil de 1991, nas quartas de final do Brasileirão de 1984 e na semifinal da Copa do Brasil de 2018. Além das quartas da Liberta deste ano, o Flamengo despachou o rival nas quartas da Copa do Brasil de 1989, da Rio-SP de 1997 e da Liberta de 2020, além de das oitavas da Libertadores de 2010, jogo que contou com Adriano de um lado e Ronaldo de outro.

Dessa forma, o Flamengo acabou aumentando a vantagem no que diz respeito a eliminar o adversário regional em competições eliminatórias, seja ela internacional ou nacional. Naturalmente, as equipes se encontraram mais vezes em torneios concernentes ao calendário do futebol brasileiro.

Confrontos históricos entre as equipes

Retrospecto entre os rivais em mata-matas
Ano Competição Fase
Time que avançou
1984 Brasileirão Quartas Corinthians
1989 Copa do Brasil Quartas Flamengo
1991 Supercopa do Brasil Final Corinthians
1997 Rio-SP Quartas Flamengo
2010 Libertadores Oitavas Flamengo
2018 Copa do Brasil Semifinal Corinthians
2019 Copa do Brasil Oitavas Flamengo
2020 Libertadores Quartas Flamengo