Depois de vencer a primeira partida pelo placar de 2 a 1 em casa, o Athletico-PR precisava de um simples empate contra o Libertad, do Paraguai, na última terça-feira (5) para conquistar a vaga para as quartas de final da Libertadores 2022. O Furacão acabou saindo atrás no placar, com gol marcado por Roque Santa Cruz nos acréscimos da primeira etapa. Daí em diante, o time comandado pelo técnico Felipão passou a buscar de forma incessante a igualdade no placar, afinal, a vitória simples dos mandantes estava levando a partida para as penalidades máximas.

Mas quis o destino que o gol de empate dos paranaenses também saíssem nos momentos finais, desta vez na segunda etapa. Com Romulo aproveitando sobra dentro da area, a angustia do selecionado rubro-negro acabou em alivio e felicidade por mais um importante apsso em busca da taça inédita.

Agora, o Athletico espera quem passar do confronto entre Estudiantes-ARG e Fortaleza, que será realizado na noite desta quinta-feira (7), na Argentina. Com o 1 a 1 do jogo da ida, quem vencer estará classificado e terá pela frente o cascudo Luiz Felipe Scolari pela frente em busca da vaga entre os quatro melhores da atual edição do torneio continental. E por falar no técnico gaúcho de 73 anos, quem quer que seja o adversário, precisará lidar com um retrospecto bastante interessante do profissional que já conquistou a América por Grêmio e Palmeiras, em 1995 e 1999, respectivamente. Veja, portanto, a seguir, como é o retrospecto do atual treinador da equipe paranaense em jogos de mata mata da Liberta.

Histórico de Felipão no mata mata da Libertadores

Retrospecto do time argentino contra brasileiros
Ano Jogos
Fase
1995 Grêmio Final (campeão)
1996 Grêmio Semifinal
1999 Palmeiras Final (campeão)
2000 Palmeiras Final (vice-campeão)
2001 Cruzeiro Quartas
2018 Palmeiras Semifinal
2019 Palmeiras Quartas
2022 Athletico-PR Quartas