Tricampeão da Copa do Brasil, o Corinthians voltou às quartas de final do torneio depois de quatro ano: na última vez que disputou esta fase do mata mata da competição mais democrática do futebol brasileiro, o Timão enfrentou e eliminou a Chapecoense, chegando, inclusive, à grande final da edição, disputada contra o Cruzeiro. Na oportunidade, a equipe mineira acabou levando a melhor e conquistou o título depois do 3 a 1 no agregado.

Na noite da última quarta-feira, 27, a equipe representada pelo técnico Vítor Pereira foi até Goiânia enfrentar o Atlético-GO, repetindo o duelo da 3ª fase da edição de 2021, quando o Dragão acabou levando a melhor e eliminando a equipe comandada pelo técnico Sylvinho. Apesar de estar com um elenco bastante modificado, com contratações recentes anunciadas visando a reformulação do elenco através de uma nova política de contratação, o Timão acabou levando a pior no primeiro jogo das quartas: 2 a 0 com direito a uma atuação pífia e inofensiva diante de um adversário que se impõe sob o fator mando de campo.

O Alvinegro Paulista voltará a campo para o segundo jogo diante do time goiano no próximo dia 17 de agosto, depois de ter enfrentado o Flamengo por duas vezes pelas quartas de final da Copa Libertadores e o Palmeiras, em Derby, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Para avançar de fase, os comandos do treinador portugues precisarão fazer três gols de diferença. A vitória por dois gols de vantagem levará a partida para a disputa de pênaltis.

O retrospecto aponta, segundo apuração do perfil do Instagram Futebol em Números, para um empate entre classificações e eliminações por parte do Corinthians ao longo da história das quartas de final da Copa do Brasil. O confronto contra o Atlético-GO é inédito, ao passo que outros 'Atléticos' já apareceram no caminho do Timão outras vezes: o Paranaense, nas edições de 1997 e 2001, com duas classificações da equipe paulista, e o Mineiro, em 2014, com classificação do time mineiro. Confira como ficou o retrospecto do time do Parque São Jorge.

Desempenho do Timão nas quartas da Copa do Brasil desde 1989

Retrospecto nas quartas de final
Ano Adversário Avançou?
1989 Flamengo
1991 Grêmio
1995 Paraná
1996 Cruzeiro
1997 Atlético-PR
2001 Atlético-PR
2002 Paraná
2004 Vitória
2008 São Caetano
2009 Fluminense
2013 Grêmio
2014 Atlético-MG
2016 Cruzeiro
2018 Chapecoense