A Espanha, campeã da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, estava há apenas um gol de marcar seu 100º tento na histórias dos mundiais. Muito mais do que isso, a seleção comandada pelo técnico Luís Enrique acabou dominando e goleando a Seleção da Costa Rica pelo placar de 7 a 0, com direito aos dois primeiros gols de Fernán Torres em Copas, além do primeiro gol de Gavi, o terceiro mais jovem a marcar em mundiais.

Ao longo da história das edições do principal torneio de futebol do mundo, a Seleção Espanhola disputou, ao todo, 64 partidas. Com o triunfo conquistado com bastante tranquilidade sobre os costariquenhos, pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Catar, os espanhóis chegaram à marca de 31 vitórias desde a sua primeira participação no torneio em 1934, realizado na Itália.

Nos jogos restantes, a Espanha ainda acumula 15 empates e 18 derrotas, com destaque para os 5 a 1 sofridos para a Holanda no Mundial de 2014, realizado no Brasil, quatro anos depois de sua primeira conquista na África do Sul. A saber, o maior artilheiro espanhol em Copas é David Villa, que balançou as redes em 9 oportunidades nos 12 jogos que disputou com a camisa da Fúria.

Em 2010, a campanha do título mundial espanhol contou com derrota por 1 a 0 para a Suíça e vitórias sobre Honduras e Chile por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente, em jogos da fase de grupos. Nas oitavas de final, a Roja despachou Portugal de Cristiano Ronaldo pelo placar de 1 a 0. Em seguida, classificada às quartas, a Espanha bateu o Paraguai pelo mesmo placar.

A grande final viria depois de vitória também pelo placar mínimo nas semifinais, dessa vez sobre a Alemanha, que venceria o Mundial na edição seguinte. Por fim, com gol marcado por Andrés Iniesta na prorrogação da partida, os espanhóis chegariam à primeira conquista de Copa do Mundo em toda a história.

Jogos da Espanha em mundiais desde 1930

Jogos
Vitórias
Empates
Derrotas
64 31 15 18