Você pode até não ser da geração que pôde acompanhar a carreira de Juninho Pernambucano, mas decerto sabe que o ex-jogador, hoje com 47 anos, teve uma carreira marcada pelo virtuosismo com que batia na bola. As cobranças de faltas eram, nesse sentido, sua maior qualidade dentro de campo e muitas foram as oportunidades que ele surpreendeu os presentes em uma partida ao marcar um gol que muitas vezes até mesmo soava como improvável.

Em um levantamento feito pelo jornal As, é possível ver que Juninho Pernambucano foi o jogador em toda a história do futebol até hoje que mais vezes balançou as redes a partir de cobranças de falta. Ao todo, foram 77 chutes que acabaram em gol, número que está acima do que conseguiram nomes como Pelé, Maradona, Messi e Cristiano Ronaldo. Do total, 22 delas foram quando o jogador vestiu a camisa do Vasco da Gama - marcou 76 gols pelo Cruz-maltino. Já em campos europeus, Juninho marcou 43 gols de falta com a camisa do Lyon, único time em que atuou no Velho Continente. O mais absurdo é que este número representa quase metade do total de gols que ele marcou pelo emblema francês, uma vez que foi às redes 100 vezes no total.

Dos gols mais marcantes, aquele contra o River pela semifinal da Libertadores de 1998, em pleno Monumental de Nuñez, é um dos que são guardados com mais carinho na memória do torcedor do Vasco e dos admiradores do futebol do ex-meia.

Fato é que, por si só, o feito do ex-jogador já é extraordinário, mas quando pensamos que ele está a frente de nomes como Pelé (70 gols), Ronaldinho (66 gols), Maradona (62 gols), Zico (62 gols), Rogério Ceni (59 gols) e Marcelinho Carioca (59 gols), a coisa ganha uma proporção maior ainda, mostrando sobretudo o quanto Juninho foi diferenciado quando o assunto era bola parada.

Top 10 de jogadores com mais gols de falta diretas da história do futebol:

Jogadores que mais converteram faltas
Nome Gols
Juninho Pernambucano - 77 gols
Pelé 70 gols
Legrotaglie 66 gols
Ronaldinho 66 gols
David Beckham 65 gols
Maradona 62 gols
Zico 62 gols
Ronald Koeman 60 gols
Rogério Ceni 59 gols
Marcelinho Carioca 59 gols