Atlético Paranaense e Flamengo disputarão o título da atual edição da Copa Libertadores da América. Vou dar a última temporada quando o Palmeiras e Flamengo decidiram o título do torneio conquistado pelo alviverdes duas equipes brasileiras estarão na disputa da 23ª taça do principal torneio das Américas para o Brasil. Lá do furacão buscou o empate fora de casa contra o verdão depois de ter saído atrás do placar e ter visto os donos da casa construírem uma vantagem de 2 a 0 o rubro-negro carioca venceu o velho Sarsfield da Argentina pelo placar de 2 a 1 de virada e carimbou a vaga na Grande Decisão pelo segundo ano consecutivo.

Lembrando que o Flamengo, sob o comando do técnico português Jorge Jesus, foi campeão do torneio pela segunda vez na história em 2019. Dessa forma, agora sob o comando do técnico Dorival Júnior, a equipe tentará o tricampeonato histórico da competição. Por sua vez, o Athletico nunca foi campeão do torneio, tendo chegado na final de 2005 contra o São Paulo, sendo derrotado pela equipe paulista pelo placar de 4 a 0, no Estádio do Morumbi. No jogo de ida, as equipes haviam empatado pelo placar de 1 a 1.

Essa é a quinta vez que duas equipes brasileiras disputam o título da Libertadores da América. Isso porque, como mencionado, em 2005, São Paulo e Athletico Paranaense disputaram a final do torneio mais expressivo da América do Sul. Na edição de 2021, o Palmeiras bateu o Flamengo pelo placar de 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Deyverson, na prorrogação do jogo, conquistando o bicampeonato consecutivo e o tri do time na competição. Além disso, também recentemente, Palmeiras e Santos fizeram o jogo final da temporada de 2020. Por fim, mas não menos importante, em 2006, o São Paulo chegava à sua segunda decisão de Copa Libertadores consecutiva, enfrentando na grande final o Internacional de Porto Alegre. O Colorado venceu o tricolor, no Morumbi, pelo placar de 2 a 1. Na volta, as equipes empataram em 2 a 2, fazendo com que o título ficasse na capital Gaúcha

Finais da Liberta entre brasileiros na história

Brasileiros finalistas da Liberta
Edição Times
2005 São Paulo 5x1 Athletico-PR (agregado)
2006 Internacional 4x3 São Paulo (agregado)
2020 Palmeiras 1x0 Santos (final única)
2021 Palmeiras 1x0 Flamengo (final única)
2022 Flamengo x Athletico-PR (final única)