Eu tenho certeza de que você já ouviu falar no Derby Campineiro, correto? Essa foi a forma como o clássico do interior de Campinas entre Guarani e Ponte Preta ficou conhecido ao longo da história. Conhecido como o mais antigo do Estado de São Paulo - já são mais de 100 anos -, o confronto entre Bugre e Macaca, respectivos mascotes dos times, é marcado sobretudo por um interessante equilíbrio. Afinal, a característica acaba chamando bastante atenção.

Mas a história começa com um pouco de incerteza. Isso porque os números a que se tem acesso hoje são aqueles que foram possíveis de serem descobertas ao longo da história, nesse sentido, alguns deles ainda continuam desconhecidos. A história começa em 24 de março de 1912, cujo resultado até hoje não se sabe qual foi. Guarani e Ponte Preta guardam muitas histórias, mistérios e, principalmente, tradição. A rivalidade, claro, se estabelece desde muito cedo: agosto de 1914, a confusão chegou às arquibancadas depois da Ponte não aceitar um pênalti marcado para o Guarani, que já vencia por 1 a 0. As ruas de Campinas testemunhariam parte da briga entre as partes. Triste, porém realidade.

Retomando o que foi falado, ao que se tem registro, é possível observar o seguinte: aponta o site Jogos do Guarani que, historicamente, já aconteceram 203 confrontos entre alviverde e alvinegro, incluindo os dois que aconteceram em 2022, um pelo Paulistão, outro pela Série B da atual temporada do Campeonato Brasileiro - 3 a 0 para o Guarani no primeiro; 0 a 0 no segundo.

Das partidas de que se tem registro, sabe-se que 69 foram as vitórias do Guarani, 66 as da Ponte Preta e 67 empates, mostrando impressionantes números do confronto. No âmbito dos gols marcados, a igualdade também dá as caras: afinal, apenas 3 gols separam as equipes nesste quesito: enquanto o Guarani marcou 270 gols, a Ponte registrou 267 tentos.

Retrospecto América-MG e Botafogo

JOGOS DISPUTADOS ENTRE AS EQUIPES
COMPETIÇÃO JOGOS VITÓRIAS PONTE PRETA VITÓRIAS GUARANI
EMPATES
TOTAL 203 66 69 67

Últimos jogos entre Ponte Preta e Guarani