Reunindo o campeão da Laliga 21/2022 e o vice-campeão da Laliga 21/2022, a saber, Real Madrid e Barcelona, respectivamente, a 39ª edição da Supercopa da Espanha 2023 contou com um desfecho favorável aos catalães, que venceram os merengues pelo placar de 3 a 1, em Riad, na Arábia Saudita.

Com gols marcados por Gavi e Lewandowski (2x), o Barça dominou o adversário, que só conseguiu diminuir o placar com gol solitário de Karim Benzema.

Com a possibilidade de empatar no ranking de maiores vencedores da Supercopa com o rival Barcelona - antes da partida, o Barça possuía 13 títulos, enquanto que o Real conquistara 12 taças -, o time de Carlo Ancelotti acabou não conseguindo se impor na partida e, com isso, foi superado pelos comandados por Xavi Hernández. O time blaugrana chegou, portanto, à 14ª conquista.

O top 3 da lista ainda conta com Athletic Bilbao e La Coruña, com 3 títulos cada. Nas últimas 10 edições, apenas Athletic Club (2020-2021), Atlético de Madrid (2014) e Athletic de Bilbao (2015) quebraram a hegemonia de Real Madrid e Barcelona, que venceram três e quatro edições, respectivamente.

Mesmo assim, é válido destacar que o Barça esteve presente nas finais perdidas para Atletic Club e Athletic Bilbao e o Real Madrid foi derrotado na final contra seu maior rival da capital.

Confira, de acordo com apuração do jornalista Rodolfo Rodrigues, quais são os maiores campeões da Supercopa da Espanha ao longo da história.

Maiores campeões da Supercopa Espanhola

Time
Títulos
Barcelona 14 títulos
Real Madrid 12 títulos
Athletic Bilbao 3 títulos
La Coruña 3 títulos
Atlético de Madri 2 títulos
Mallorca 1 títulos
Real Sociedad 1 títulos
Sevilla 1 títulos
Valencia 1 títulos
Zaragoza 1 títulos