A sexta edição da Supercopa do Brasil contou com Flamengo e Palmeiras como os grandes protagonistas: os paulistas conquistaram o título do Campeonato Brasileiro 2022, enquanto que os rubro-negros foram os campeões da Copa do Brasil 2022.

No último sábado (28), no Estádio Nacional de Brasília, as equipes protagonizaram uma das grandes decisões do futebol brasileiro nos últimos anos: com um 4 a 3, os pauslitas chearam à primeira conquista da Supercopa. Os gols da partida foram marcados por Raphael Veiga (2x) e Gabriel Menino (2x) para o Verdão e Gabigol (2x) e Pedro para o Mengão.

Com os gols marcados, o camisa 10 do Flamengo chegou ao quinto gol na história da competição, tornando-se o goleador isolado do torneio que coroa o primeiro campeão da temporada no Brasil. Com os dois gols marcados, Veiga agora aparece como vice-artilheiros, somando 4 tentos.

O top 3 ainda é formado por Arrascaeta e Bruno Henrique, ambos do Flamengo, e Gabriel Menino, do Palmeiras, todos com 2 gols.

Em termos de títulos, o Palmeiras chega à primeira conquista em 2023, enquanto que o Flamengo permanece como bicampeão (2020 e 2021) - lembrando que a equipe participou de todas as finais da competição desde o seu retorno.

Grêmio, em 1990, Corinthians, em 1991, e Atlético Mineiro, em 2022, são os demais campeões nacionais.

Maiores artilheiros da Supercopa do Brasil desde 1990

Nome Gols/Jogos
Gabigol (Flamengo) 5 gols
Raphael Veiga (Palmeiras) 4 gols
Arrascaeta (Flamengo) 2 gols
Bruno Henrique (Flamengo) 2 gols
Gabriel Menino (Palmeiras) 2 gols
Darci (Grêmio) 1 gol
Hulk (Atlético-MG) 1 gol
Nacho Fernández (Atlético-MG) 1 gol
Neto (Corinthians) 1 gol
Nílson (Grêmio) 1 gol