Homenagem a Sócrates, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira! Sim, a revista francesa "France Football" em conjunto com o jornal "L'Èquipe" irã criar dentro da cerimônia "Bola de Ouro", o "Prêmio Sócrates".

A premiação que além de homenagear o ex-jogador de futebol falecido em 2011, terá também como meta destacar jogadores que tenham se sobressaído em ações sociais ou de solidariedade, identificando a melhor ação solidária levada a cabo por verdadeiros campeões, como destacam os dois meios de comunicação acima citados.

"O grupo L'Èquipe está em parceria com a Peace and Sport para a criação de um prêmio social como parte da cerimônia da Bola de Ouro: O Prêmio Sócrates", comunicou a revista francesa, que ainda destacou:

"O Prêmio Sócrates irá identificar a melhor ação solidária levada a cabo por verdadeiros campeões".

Quem foi Sócrates?

Sócrates ídolo corintiano foi um excelente jogador de futebol com passagem por outros clubes ao longo de sua carreira, bem como pelo Botafogo-SP, Flamengo, Santos e Fiorentina (Itália).

Conhecido também como "Doutor", o ex-atleta hoje falecido marcou história pelo Timão, onde atuou entre os anos de 1978 a 1984, conquistando por esse clube três títulos de Campeão Paulista - 1979, 1982 e 1983.

Ao lado de Casagrande, Sócrates durante o regime militar, nos anos de 1980, foi um dos principais nomes do movimento conhecido por "Democracia Corintiana", onde eles entravam em campo com faixas e camisas estampando mensagens políticas, tipo: "Diretas Já!".

A dupla em questão era tão unida, que conseguiu engajar a torcida alvinegra neste movimento, que fora ser concretizado em 1985, com a eleição direta a presidente do Brasil; naquela ocasião, Tancredo Neves fora eleito, mas não chegou a assumir o cargo por problemas de saúde, vindo há falecer algum tempo depois .

Vale aqui salientar que Sócrates deixou um irmão famoso nos gramados mundiais e muito conhecido pelos são-paulinos e parisienses: estou me referindo ao tetracampeão Raí.