Entrando para a sua segunda metade da temporada 2022, os organizadores da Fórmula 1, juntamente com o presidente da FIA - Mohammed Bem Sulayem, confirmaram nesta última segunda-feira - 08 de agosto os regulamentos técnicos atualizados da principal categoria do automobilismo para 2023.

Um dessas visa eliminar o chamado "porpoising" que inclusive serão submetidos esta semana ao Conselho Mundial de Automobilismo da entidade.

O porpoising nada mais é que o efeito-solo da nova geração de carros apresentados nesta temporada; assunto esse que vem sendo amplamente debatido desde o início do ano, especialmente pela Mercedes, que demorou para resolver ou encontrar uma solução para o problema, uma vez que o carro quica demais e prejudica a aerodinâmica.

Além deste "problema", a FIA e a Liberty também irão discutir outros temas, bem como a preocupação com a segurança dos pilotos, que levou a entidade máxima do automobilismo mundial a criar uma série de "diretivas técnicas" destinadas a diminuírem os efeitos do porpoising e a flexibilidade dos assoalhos dos carros de F1.

Nova cláusula para 2023

Para a nova temporada, os regulamentos técnicos da F1 incluirão uma cláusula que obrigará as equipes a aumentarem as bordas do assoalho de seus bólidos em até 15 milímetros.

Próxima etapa da Fórmula 1 em 2022

De férias por quatro semanas, a F1 voltará às pistas em 2022 no dia 28 de agosto, com o GP de Spa-Francorchamps - na Bélgica, a décima quarta etapa do calendário.

Até a parada, Max Verstappen liderava o Campeonato Mundial de Pilotos com 80 pontos de diferença para Charles Leclerc - da Ferrari.