A temporada 2023 do Cartola FC, maior fantasy game do futebol brasileiro, oficialmente começou. Em evento na manhã desta quinta-feira (16), foram anunciadas todas as novidades do jogo, que tem como base o rendimento dos jogadores durante a série A do Campeonato Brasileiro.

A cerimônia, que contou com a participação de influencers e desenvolvedores do game, tambem anunciou as novidades para o Cartola Express, parceiro do Cartola FC, mas com outra possibilidade e regras diferentes.

Cartola FC 2023; Veja as principais novidades do game

Escalação automática

Principal novidade da temporada, a escalação automática chega para ajudar os cartoleiros. Com isso, o game desenvolve uma escalação aleatória, e cabe ao cartoleiro fazer as alterações que acha necessário, além de definir qual será o seu capitão.

O banco de reservas precisa ser preenchido manualmente, se o cartoleiro optar por utilizar.

Valorização em tempo real

A partir desta temporada, o cartoleiro conseguirá visualizar se os jogadores escalados estarão rendendo cartoletas ou não. Esta ferramenta já era um pedido do público há algum tempo, e agora foi desenvolvida.

Entretanto, a valorização em tempo real será disponibilizada apenas para o cartoleiro "PRO", ou seja, aquele que assina o plano pago.

Mudança no fechamento de mercado

Diferente do que aconteceu nos anos anteriores, agora o fechamento do mercado acontecerá 1 minuto antes do primeiro jogo de cada rodada. Primeiramente o game fechava 2 horas antes do primeiro jogo e ano passado passou para 30 minutos antes da "estreia" da rodada.

Novas pontuações

Fim do passe incompleto: A partir deste ano, a pontuação que retirava pontos em caso de passe incompleto deixa de existir. Este era um dos fundamentos que mais prejudicava os jogadores dentro do game.

Capitão passa a valer 1,5x: Em 2023 o capitão terá menos valor. Se na temporada passada o capitão era responsável por multiplicar a pontuação do jogador escolhido em 2x, agora passa a ser de 1,5x, com o objetivo de trazer mais realidade ao jogo.

Pontuação extra para o treinador em caso de vitória do time: Neste ano, pela primeira vez o técnico terá uma pontuação própria. Se o time vencer o jogo da rodada, será acrescido 1 ponto além da média dos jogadores que entraram em campo.

Preço de Suárez, Cano, Gabigol e Raphael Veiga também anunciados

Luis Suárez (Grêmio) - C$23

(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Gabigol (Flamengo) - C$20

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Raphael Veiga (Palmeiras) - C$21

(Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
(Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Germán Cano (Fluminense) - C$22

(Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense)
(Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense)