Saudosamente, o torcedor brasileiro acordou relembrando o passado. Isso porque há exatamente 20 anos, o Brasil jogava contra a Alemanha no Estádio Yokohama valendo o título da Copa do Mundo de 2002. Comandados por Luiz Felipe Scolari, os jogadores da Seleção Brasileira entraram em campo com o objetivo de fazer história e assim aconteceu. Primeiramente, aos 67 minutos. Em seguida, aos 79. Ronaldo, o grande artilheiro daquele torneio, foi duas vezes às redes de Oliver Kahn para dar o quinto título ao nosso país. Uma loucura!

Era a terceira final seguida do Brasil em mundiais. Dessa vez, o nosso país era representado por Marcos, Cafu, Lúcio, Roque Junior, Edmílson, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Juninho Paulista, Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo no time titular. Antes, porém, da disputa contra os alemães, nossa Seleção precisou superar a Turquia no primeiro jogo do Grupo C. Em seguida, encarou a China, vencendo por 4 a 0 e Costa Rica, derrotando-a por 5 a 2. Assim, o primeiro lugar do grupo foi garantido.

Nas oitavas, um adversário mais duro: a Bélgica. E foram os belgas que saíram na frente. Mas, no final das contas, a Seleção contava com Rivaldo e Ronaldo, que marcaram os dois gols da virada e da vitória do nosso país. Nas quartas, novamente saímos atrás do placar. Contra a Inglaterra, o Brasil estava em desvantagem de 1 a 0 quando Ronaldinho Gaúcho achou um passe para Rivaldo empatar a partida. Além disso, foi o Bruxo que marcou aquele que certamente é o gol de falta mais marcante de nossas participações em mundiais.

A semifinal contou com uma cara bastante familiar: novamente apareciam os turcos em nosso caminho. Ronaldo marcou o único gol da partida que nos credenciou à grande decisão, a saber, contra a poderosa Alemanha. E, então, a final. O atacante Luizão, reserva no time que conquistou o pentacampeonato, falou sobre a sensação indescritível que foi viver aquela experiência:

"A gente não tinha noção de tudo, mas tínhamos noção que entramos pra história do futebol brasileiro e mundial. Quando o Cafu levanta a taça, todo mundo se emociona com ele até hoje. Foi o máximo da carreira de todos que estavam lá. Foi uma importância muito grande poder representar o seu país, ouvir o hino ali… A maioria era de família humilde e foi muito significante para a gente. Eu saí de Rubinéia-SP, uma cidade de três mil habitantes e cheguei a ser campeão do mundo. Isso é fantástico.

Em um dia como esse, há 20 anos, a Seleção Brasileira fazia 2 a 0 na Seleção da Alemanha, com gols de Ronaldo Fenômeno, e conquistava o penta. O camisa nova do Brasil terminaria o mundial como o artilheiro da competição, com 8 gols marcados.