O episódio de hoje do ‘Em um dia como esse na Copa do Mundo’ narra uma partida que aconteceu em 12 de junho de 1938, portanto, há 84 anos, pelas quartas de final do mundial daquele ano. A estreia da seleção de Cuba em Copas do Mundo foi positiva até este momento: apesar de ter vindo bem da fase de grupos, o selecionado da América Central acabou sendo sapecado pelo placar de 8 a 0 no jogo diante da Seleção da Suécia, que avançou de fase. A partida foi realizada no Fort Carrée (Antibes) para um pequeno público de 7.000. Os gols foram marcados por Keller (13', 48' e 49'), Wetterstroem (27', 30' e 43'), Nyberg (86') e Andersson (88').

Na fase anterior, a Seleção Cubana derrotou a Seleção da Romênia pelo placar de 2 a 1, em Chapou, Toulouse, diante de 8 mil pessoas. A Suécia, por sua vez, teve jogo contra a Áustria que acabou não acontecendo pelo fato de o país austríaco ter sido anexado à Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. E só por curiosidade ,foi justamente aqui nas oitavas de final que a Suíça derrotou a Alemanha nazista pelo placar de 4 a 2 no jogo desempate realizado entre as seleções conforme explicamos neste outro artigo.

Apesar de ter avançado de fase fazendo um placar expressivo sobre a seleção de Cuba, a Suécia acabou parando na Hungria nas semifinais do torneio, quando perdeu por 5 a 1 no Parc des Princes (Paris). Dessa forma, restou ao selecionado Sueco disputar o 3º lugar do mundial de 1938 realizado na França. Pela frente a seleção brasileira e o placar final foi favorável para nós, um 4 a 2 naquele Nove de Junho de 1938.

Em um dia como esse, há 82 anos, a Suécia despachava a Seleção de Cuba por 8 a 0 em jogo das quartas de finais da Copa do Mundo de 1938, com direito a três gols de Keller e três de Wetterstroem. A Seleção centro-americana registrou sua primeira participação em mundiais.