Mais uma edição de Campeonato Carioca iniciou-se. O Fluminense, atuou campeão do torneio estadual e segundo maior vencedor, defende o título conquistado em cima do rival Flamengo nas finais de 2022.

Maior campeão, o Rubro-Negro busca, por sua vez, a conquista de seu trigésimo oitavo título e, para isso, conta com o faro do artilheiro Gabigol, que agora veste a 10.

E por falar em quem conhece muito bem os caminhos do gol, o ranking de maiores artilheiros da história do Cariocão conta com alguns nomes bastante conhecidos. Falecido em 8 de janeiro de 2023 em decorrência de um câncer no cólon, Roberto Dinamite, por exemplo, foi o jogador que mais vezes marcou no torneio, com um total de 284 gols.

O segundo maior artilheiro da história do estudal do Rio de Janeiro é Zico, o Galinho. Com a camisa do Flamengo, o ex-camisa 10 marcou 239 vezes na competição. O Baixinho Romário vestiu as cores de Vasco, Flamengo e Fluminense e, assim, acabou registrando 233 gols, fechando o top 3 de maiores goleadores.

Confira, a seguir, os 10 maiores artilheiros da história do Campeonato Carioca.

Maiores goleadores do Cariocão desde 1906

Nome Gols/Jogos
Roberto Dinamite (Vasco da Gama) 284 gols
Zico (Flamengo) 239 gols
Romário (Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense) 233 gols
Ademir de Menezes (Vasco da Gama e Fluminense) 197 gols
Nilo (Botafogo, Brasil e Fluminense) 196 gols
Ladislau da Guia (Bangu e Canto do Rio) 172 gols
Carvalho Leite (Botafogo) 166 gols
Russinho (América, Flamengo, Botafogo e Americano) 164 gols
Luizinho Lemos (América, Flamengo, Botafogo e Americano) 156 gols
Zizinho (Flamengo e Bangu) 153 gols