"Quem te viu quem te vê"; essa é a analogia de uma das principais equipe da Fórmula 1 na atualidade. Sim, estamos falando da Mercedes, que em apenas cinco meses desceu do céu para o purgatório.

Depois de viver oito anos de hegemonia na principal categoria do automobilismo mundial, a escuderia alemã hoje se vê como uma simples coadjuvante num campeonato que tem total supremacia das Ferraris e das RBRs.

Ocupando o terceiro posto no Mundial de Construtores, a Mercedes guiada pelos pilotos ingleses: Lewis Hamilton e George Russel, seguem lutando para dar um jeito no bólido de 2022, denominado de W13.

Sem vencer a oito corridas, a Mercedes vive atualmente dentro da Fórmula 1 a sua maior seca de vitórias desde 2014, quando se iniciava ali a era dos motores híbridos.

Fim de uma hegemonia

Lembramos que o GP de Mônaco, vencido por Sergio Pérez, no último dia 29 de maio, marcou o final do primeiro terço do calendário 2022 da F1. Também vale aqui salientar que o que a Mercedes vive atualmente, não é novo na categoria, uma vez que foi ela própria que tirou o reinado da Red Bull Racing após o tetracampeonato de Sebastian Vettel, entre os anos de 2010 a 2013.

Antes disso, a Renault com Fernando Alonso já havia colocado fim na hegemonia da Ferrari, com Michael Schumacher, entre 1999 a 2004. Assim como também a McLaren, que passou pelo mesmo no ano de 1992, após ter faturado quatro títulos com Ayrton Senna e Alan Prost, entre 1988 a 1991; nesta ocasião foi a Williams que desbancou a equipe inglesa.

No entanto, segue sendo da Mercedes uma das maiores hegemonias da história na principal categoria do automobilismo mundial, onde essa dominou até 2021 a Fórmula 1; com seu reinado iniciado em 2014, donde desde então Ferrari e RBR pouco ameaçaram as "Flechas de Prata" no quesito título de construtores.

Com isso a Mercedes encostou na McLaren no número de conquistas totais, ficando atrás de Williams e Ferrari, com 9 e 16 títulos, respectivamente.

Próximo GP de F1 em 2022

Lembramos que a próxima etapa do calendário 2022 da Fórmula 1 se dará neste próximo final de semana, com o GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku; algo que ainda contaremos aqui mesmo neste site em outra matéria.