O episódio de hoje do ‘Em um dia como esse na história da Copa do Mundo’ narra uma partida que aconteceu em 21 de junho de 2010, portanto, há 12 anos, pelo Grupo G do mundial daquele ano. Portugal e Coreia do Norte se enfrentaram no Estádio da Cidade do Cabo pela 2ª rodada da chave.

A Seleção Portuguesa não tomou conhecimento da adversária e aplicou uma goleada de 7 a 0, com gols marcados por Raul Meireles (29), Simão Sabrosa (53), Hugo Almeida (56), Tiago Mendes (60 e 89), Liedson (81) e Cristiano Ronaldo (87).

Curiossamente na rodada seguinte, a Seleção Portuguesa enfrentaria o Brasil pelo último jogo antes das oitavas de finais do torneio. O placa final acabou sendo sem gols, reflexo de um jogo sem brilho no Estádio Moses Mabhid.

O jornal sul-coreano "Chosun Ilbo" afirmou que, à época, uma decisão de transmitir o jogo ao vivo depois de 24 milhões de norte-coreanos assistirem à Seleção de seu país dar trabalho ao Brasil (na primeira rodada do Grupo, o Brasil sofreu para bater a Coreia do Norte por 2 a 1) chamou atenção de muitos nacionais para assistirem ao jogo contra os lusitanos. Apesar disso, tal qual aconteceu na Copa de 1966, quando os norte-coreanos foram superados por 5 a 3 pelos portugueses, a Seleção do país acabou sendo superada - dessa vez, por 7 a 0.

Na última rodada do Grupo G, a Coreia do Norte voltaria a sofrer novo revés: desta vez, a derrota foi para a Costa do Marfim, pelo placar de 3 a 0, com gols de Yaya Touré, Romaric e Kalou.

Em um dia como esse, há 12 anos, Portugal goleava a Seleção da Coreia do Norte por 7 a 0 em jogo válido pela 2ª rodada do Grupo G do mundial de 2010, realizado na África do Sul.